Minas Gerais presente no CNOD 2019

Notícias

Entre os dias 19, 20 e 21 de julho, Cuiabá foi sede do maior evento DeMolay do Brasil, o Congresso Nacional da Ordem DeMolay – CNOD. Já no primeiro dia, aconteceu o Encontro Nacional da Ordem da Cavalaria e Assembleia Geral da Associação DeMolay Alumni Brasil – ADAB, que mostrou de forma transparente seus projetos, resultados e suas contas teve aprovação unânime dos associados.

Na abertura do Congresso, no belíssimo Cenarium Rural foi realizada a Instalação da nova Diretoria da Alumni Brasil, sendo os novos Presidente e Vice-Presidente, respectivamente, Carlos Crêspo (PB) e Paulo Júnio (MG); logo após, foi feita a entrega das premiações dos Certificados de Referência Nacional do Gabinete Nacional Gestão 2018/2019.

Outro momento especial na abertura foi a presença das autoridades maçônicas: o Grão-Mestre Geral do Grande Oriente do Brasil – GOB, Múcio Bonifácio; o Secretário Geral da Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil – CMSB, Cassiano Moraes; o Presidente Confederação Maçônica do Brasil – COMAB, Ademir Lúcio; o Presidente da área 5 da Confederação Maçônica Interamericana (CMI), Geraldo Macedo e o Soberano Grande Comendador do Supremo Conselho do Grau 33 do Rito Escocês Antigo e Aceito da Maçonaria para a República Federativa do Brasil, Jorge Lins.

Durante o sábado, o dia foi marcado por diversas atividades para todo o público presente, iniciando pela Assembleia Geral do Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil – SCODRFB, onde foram aprovadas diversas alterações estatutárias e também, talvez o ponto mais importante, a APROVAÇÃO do protocolo de intenções para a unificação da Ordem DeMolay brasileira (leia aqui).

Continuando as atividades, foram realizadas as tradicionais reuniões entre Grandes Secretários, Tesoureiros e Oradores; mesa redonda com os Past Mestres Conselheiros Nacionais e Past Grandes Mestres Nacionais; o chá das Supremas Damas voltado para as tias, esposas, primas presentes no congresso; uma palestra sobre Fake News com Fernando Duarte, Jornalista e Past Mestre Conselheiro Nacional Adjunto e uma palestra com Mateus Ribeiro, o advogado mais novo do Brasil e mestrando em Harvard.

Já no encerramento os holofotes foram para as Instalações do Gabinete Nacional e da Diretoria Executiva do Supremo Conselho, os então Mestre Conselheiros Nacionais que se despediam dos cargos, Guilherme Scian e Silvio Henrique e para os novos, que assumem a posição, Jorge Vaz e João Eduardo. É uma tradição que os Gabinetes Nacionais escolham um lema para seguir durante suas gestões, uma frase simples ou até mesmo uma palavra que fica registrada como uma marca em todos os lugares por onde passam e chegam a todos Capítulos. Foi uma gestão que cultivou sonhos e que se findou com todo sucesso, e agora, se renova sob a máxima “Mais DeMolay”.

Na Diretoria Executiva, Paulo Henrique de Ataíde, instalou os novos Grandes Mestres Nacionais: Edgley Lívio e Tiago Gerônimo, respectivamente nos cargos, de Grande Mestre Nacional e Grande Mestre Nacional Adjunto. Encerrando a gestão que carregou por dois anos o mote: “de braços abertos para o futuro” e um grito de amor, trabalho e dedicação: “Selva Brasil” dando lugar agora a renovação e ao lema: “mantendo virtudes, seguindo novos caminhos”.

No domingo, durante a Sessão Anual do SCODRFB entre as diversas pautas, foi escolhido o novo tema anual, DeMolay: Jovem Protagonista, houve ainda aprovação da prestação de contas, apresentação dos projetos das novas Gestões e votação das honrarias.

Fonte: SCODRFB

[images type=”carousel” cols=”five” auto_slide=”true” lightbox=”true”]
[image link=”8666″ image=”8666″]
[image link=”8667″ image=”8667″]
[image link=”8668″ image=”8668″]
[image link=”8669″ image=”8669″]
[image link=”8670″ image=”8670″]
[image link=”8671″ image=”8671″]
[image link=”8672″ image=”8672″]
[image link=”8673″ image=”8673″]
[image link=”8674″ image=”8674″]
[image link=”8675″ image=”8675″]
[image link=”8676″ image=”8676″]
[image link=”8677″ image=”8677″]
[image link=”8678″ image=”8678″]
[image link=”8679″ image=”8679″]
[image link=”8680″ image=”8680″]
[image link=”8681″ image=”8681″]
[image link=”8682″ image=”8682″]
[/images]