Templates by BIGtheme NET
Grande Conselho da Ordem DeMolay para o Estado de Minas Gerais - Federado ao SCDB

Projetos

Neste momento de pandemia com uma necessária quarentena em casa, a Ordem DeMolay não parou! Em Minas Gerais, criamos o “Família DeMolay em Casa”, projeto que tem como foco manter os DeMolays engajados em nossas causas.Dividimos em 2 fases, que foram assim:

1ª Fase: Iniciou dia 25 de março, uma quarta-feira, e encerrou dia 10 de maio, no dia das mulheres mais importantes das nossas vidas, nossas mães.

  • Toda segunda-feira era dia dos DeMolays Mineiros se atualizarem sobre Ordem DeMolay, então enviamos links do site do GCEMG, SCDB, UD e SISDM.
  • Toda terça-feira era dia de leitura. Então o Gabinete Estadual criou o “DeMolay Office”, no qual os DeMolays deveriam ler o livro “O Príncipe”, escrever um texto sobre ele, e os 3 melhores ganharam 1 Kindle. O 4º e 5º lugar ficaram tão bons que ganharam também 1 inscrição cada um no próximo CREOD e CEOD deles.
  • Toda quarta-feira era dia de produzir. Os Escudeiros enviaram desenhos deles combatendo o Coronavírus, e os 3 melhores ganharam suas iniciações na Ordem DeMolay totalmente gratuitas. Além disso, a Academia Mineira de Letras incentivou os DeMolays Mineiros a participarem do concurso da Academia Brasileira DeMolay de Letras. O vencedor será um Imortal da mesma!
  • Toda quinta-feira era dia de ritual, então o Time Estadual de Oficiais gravou um vídeo sobre cada cargo do Capítulo e ainda um sobre o Senior no Capítulo. Os vídeos estão no youtube do GCEMG. Além disso, a Escola Mineira de Ritualística recebeu vários projetos de ritualística, e os 4 melhores apresentaram um webinário, e ainda farão um grande projeto juntos para Minas inteira.
  • Toda sexta-feira era dia de competição sobre ritualística, história e muito mais da Ordem DeMolay em quizzes. Os 10 melhores ganharam 1 ritual cada um, e o melhor ganhou ainda todos os rituais dos graus que ele já possui.
  • Todo sábado era dia de convocação estadual online da Cavalaria Mineira. Muitos foram os trabalhos e ensinamentos apresentados ali.
  • Todo domingo era dia de ajudar em casa e postamos centenas de fotos e vídeos dos DeMolays, Escudeiros e Maçons ajudando suas mães em casa.

2ª Fase: Iniciou dia 11 de maio, uma segunda-feira, e encerrará dia 19 de julho, um domingo. Será assim:

  • Toda segunda, teremos aula ao vivo sobre ritualística na Universidade DeMolay às 22:00 com uma prova no SISDM para você saber se realmente aprendeu. A aula durará no máximo 40 minutos e depois enviaremos o link dela gravada para todos.
  • Toda terça, teremos aula ao vivo sobre gestão na Universidade DeMolay no mesmo horário de segunda e também com uma prova no SISDM. A duração também será de no máximo 40 minutos e enviaremos o link da aula gravada para todos depois.
  • Toda quarta, teremos live sobre as nossas organizações filiadas no instagram do GCEMG às 20:00. Vamos falar sobre a Cavalaria, Escudeiros, Clubes de Mães, etc...
  • Toda quinta, teremos uma entrevista dos MCEs com pessoas importantes de Minas Gerais via Google Meet. Vamos ouvir histórias de PMCEs, de mães, tios, irmãos e outros tantos que fazem algo especial em suas cidades e regiões.
  • Toda sexta será dia de jogos online! Cada semana um jogo para pura diversão!
  • Todo sábado teremos reuniões online regionais via Google Meet! Não será só para as lideranças, mas para todos os DeMolays Ativos, Seniores e Maçons que quiserem.
  • Todo domingo, vamos focar nas filantropias e em oração! Publicaremos todos os projetos filantrópicos que os Capítulos estão fazendo atualmente no Farol da Filantropia. Além disso, às 21 horas, pararemos alguns minutos para fazermos juntos a Oração das 9 horas.

NOS VEMOS EM CASA, FAMÍLIA DEMOLAY!

Infelizmente, estamos passando por um momento de grande crise para a nossa sociedade em todo o Planeta Terra. Pensando em ajudar de alguma forma a Ordem DeMolay de Minas Gerais, o GCEMG preparou um pacote de ajuda aos Capítulos de nosso Estado.

  • 50% de desconto em todas as iniciações e elevações até novembro de 2020.
  • 50% de desconto em todas as investiduras na Cavalaria e Ébano até novembro de 2020.
  • Parcelamento em até 6x as anuidades dos Capítulos, Priorados e Cortes de Minas Gerais.
  • Doação de 23 rituais DeMolay a todos os Capítulos que se regularizarem até 06/06/2020.
  • Doação de 12 rituais da Cavalaria e 5 do Ébano aos Priorados que se regularizarem até 06/06/2020.
  • Doação de 07 rituais a todos os Castelos Ativos.
  • Doação do Medalhão do Colar de Mestre Conselho do SCDB a todos os Capítulos que se regularizarem em 2020 e que enviarem algum projeto filantrópico nesse momento pelo Farol da Filantropia.
  • Desconto de 66,66% da taxa de cadastro de membro antigo a todos que precisarem.

Além disso tudo, estamos estudando novas formas de ajudarmos os Capítulos e a Sociedade como um todo, afinal de contas, a Filantropia é uma das bases mais importantes da Ordem DeMolay.

Conforme anunciado no CLOD 2020, o GCEMG nomeou uma Comissão Estadual de Orçamento e Finanças que irá auxiliar os GMEs e os GTEs a darem maior eficiência na gestão financeira do  GCEMG.

O 1º passo foi a criação de uma regra para reembolsos e a padronização de um formulário para o cumprimento desta regra. Todas as lideranças regionais e estaduais que precisarem pedir algum reembolso ao GCEMG, geralmente relacionados a visitas, deverão cumprir com as regras, enviando o formulário devidamente preenchido e os comprovantes das despesas.

O 2º passo está sendo a implementação do Portal da Transparência no GCEMG. A partir de junho de 2020, todas as receitas e despesas do GCEMG estarão disponíveis e totalmente transparentes a todos os membros da Ordem DeMolay de Minas Gerais.

O 3º passo será a criação de um Orçamento para o GCEMG que deverá ser aprovado pela Assembleia Geral do GCEMG no CLOD 2021. Ao aprovarmos este Orçamento, o GCEMG deverá sempre pautar suas receitas e despesas conforme este Orçamento.

O 4º e último passo será a criação de uma Lei de Responsabilidade Fiscal para o GCEMG que deverá ser aprovada pela Assembleia Geral do GCEMG no CEOD 2021. A partir dela, estarão previstas regras que deverão ser estritamente cumpridas pelo GCEMG em suas receitas e despesas.

Este é um passo institucional gigantesco para a nossa Ordem DeMolay Mineira, e esperamos que todos acompanhem de perto e com muita transparência esta evolução.

1- Check-List Ritualístico: Foram desenvolvidos alguns documentos denominados “check-lists”, que têm como objetivo principal auxiliar os Capítulos, Priorados e Castelos na observância dos nuances ritualísticos. O documento será disponibilizado para todos usarem caso queiram, contudo, os Mestres Conselheiros Regionais deverão preencher pelo menos uma vez por semestre por Capítulo da sua região quando for visitá-lo, assim, a Escola Mineira de Ritualística poderá ajudar melhor cada Capítulos de Minas Gerais. Da mesma forma, deverão preencher pelo menos uma vez por ano por Priorado e Castelo das suas regiões.

CAPÍTULOS

1 – ABERTURA E ENCERRAMENTO (GRAU INICIÁTICO)

2 – ABERTURA E ENCERRAMENTO (GRAU DEMOLAY)

3 – CERIMÔNIA DE INICIAÇÃO

4 – CERIMÔNIA DE ELEVAÇÃO

5 – ABERTURA DE CERIMÔNIAS PÚBLICAS

CASTELOS

1 – ABERTURA E ENCERRAMENTO

2 – CERIMÔNIA DE INICIAÇÃO

3 – CERIMÔNIA DE INSTALAÇÃO DOS OFICIAIS

PRIORADOS

1 – ABERTURA E ENCERRAMENTO

2- Formulário Ritualístico: Durante a 1ª fase do “Família DeMolay em Casa”, disponibilizamos um formulário no qual todos os Capítulos Mineiros podiam enviar projetos seus de ritualística. Ao final, foram escolhidos 04 (quatro) projetos, os quais os Capítulos apresentaram em uma chamada pelo Google Meet dia 07/05/2020 servindo de exemplo para todo o Estado. No entanto, não paramos aí! Estes Capítulos se comprometeram junto à Escola Mineira de Ritualística e ao Time Estadual de Oficiais a compilarem juntos os principais pontos dos quatro projetos e prepararem um modelo a ser divulgado em toda Minas Gerais.

3- Aplicativo de Questões: Movimentamos as primeiras sextas-feiras da quarentena no “Família DeMolay em Casa” com diversos Quizzes com temas variados, sendo que ao final, todos os 10 primeiros colocados foram premiados com o novo ritual DeMolay do SCDB. Já o 1º lugar geral ganhou todos os rituais de todos os graus os quais ele já recebeu, bem como das Sublimes Ordens.

 4- Aba de Dúvidas: Está no ar uma aba no site do GCEMG para que sejam encaminhadas quaisquer dúvidas sobre ritualística para a Escola Mineira de Ritualística. A EMR, por sua vez, responderá todas essas dúvidas apontando também em qual parte de nosso material ritualístico está a resposta.

5- Aulas Semanais: Entre 11/05/20 e 13/07/20, juntamente ao Time Estadual de Oficiais, serão ministradas aulas por meio da Universidade DeMolay toda segunda-feira com temas variados da nossa ritualística. Ao final de cada aula, disponibilizaremos uma provinha no SISDM para os DeMolays testarem seu aprendizado.

1- Auxilio nos Estudos de Ritualística: Consiste numa reunião online, na qual a Comissão da Cavalaria debaterá com os Cavaleiros de Minas Gerais pontos e temas importantes para a prova do Supremo Priorado, sanando dúvidas e os preparando ainda mais.

2- Diálogo da Comissão com os Conselhos Consultivos: Com a intenção de maior interação, preparação e atualização de informações aos Conselhos Consultivos dos Priorados Mineiros, a Comissão da Cavalaria criará um grupo com todos os Presidentes ou membros do Conselho por eles indicado. Neste grupo, serão repassadas todas as informações pertinentes da Cavalaria Mineira e Brasileira, além de servir de um fórum para sugestões por parte dos Conselhos.

3- Campanha de Aprofundamento nos Estudos da Cavalaria (CAEC): Será um trabalho escrito que incentivaremos os Cavaleiros Mineiros a fazerem, cujo tema será explicado em breve pela Comissão da Cavalaria. O foco é ajudar no maior aprendizado e conteúdo pelos Cavaleiros de Minas Gerais.

4- Torneio de Ritualística da Cavalaria: Será feito via SISDM para os Cavaleiros (Ativos e Seniores) um torneio com diversas perguntas sobre a nossa Ordem. Somente os Cavaleiros Ativos estarão concorrendo à premiação ofertada, claro. O intuito é também incentivar o aprendizado dos Cavaleiros.

5- Convocação Estadual de Minas Gerais: A Convocação Estadual não irá parar!!! Começou somente como mais uma atividade do “Família DeMolay em Casa”, mas devido ao seu sucesso, ela continuará. Será readaptada para melhor servir Minas, com trocas de experiências, palestras e muito mais.

6- Curso de Líderes da Ordem da Cavalaria: A Comissão da Cavalaria dará um curso para os membros de todos os Priorados Mineiros sobre Liderança na Cavalaria.

7- Grande Priorado de Minas Gerais: Cavaleiros de Minas, preparem-se para mostrar seus conhecimentos, pois poderão ser eleitos os melhores Oficiais das Minas Gerais!

Desde a gestão 2017/2019 e de forma mais intensa na gestão 2019/2021, o GCEMG padronizou seus eventos, dando maior qualidade a todos eles. Através da Comissão de Eventos, o GCEMG realiza o CEOD, CLOD, EMOC e CREODs, contando com a organização das Comissões Locais de cada um destes eventos. Todos eles contam hoje com site próprio, formulário de inscrições próprio, página no facebook própria, perfil no instagram, programação de 1ª, alimentação de qualidade, kit congressista padronizado e personalizado, além do acompanhamento diário para o sucesso dos eventos.

O GCEMG criou diversos documentos para auxiliarem os Capítulos e demais Organizações Filiadas em suas gestões, tais como:

  • Manual de Processo Administrativo DeMolay para orientar a forma correta que uma punição pode ser aplicada na Ordem DeMolay;
  • Manual de uso do SISDM;
  • Manuais sobre como fundar, instalar e manter em bom funcionamento Capítulos, Priorados e todas as outras Organizações Filiadas;
  • Modelo de Regimento Interno para Capítulo;
  • Modelo de Atas de Fundação, etc.

Tudo isso e muito mais no site do GCEMG para você, DeMolay Mineiro!

2010 - 2015 - Copyright. Todos os Direitos Reservados. Créditos

Chat aberto
Precisa de Ajuda?