Jacques De Molay

O homônimo da Ordem de DeMolay nasceu em Vitrey, Departamento de Haute Saone, França nos anos 1244. Na idade de 21 anos,  Jacques De Molay ingressou na Ordem dos Cavaleiros Templários.

JacquesdeMolay

Os Cavaleiros Templários foram uma organização sancionada pela Igreja Católica Romana em 1128 para guardar a estrada entre Jerusalém e Acre, uma importante cidade portuária no Mar Mediterrâneo. A Ordem dos Cavaleiros Templários participou nas Cruzadas e ganhou um nome sinônimo de  bravura e heroísmo.

Com muitos nobres e príncipes enviando seus filhos para se juntar aos cavaleiros templários, a Ordem também se tornou muito rica e popular em toda a Europa.

Em 1298, Jacques De Molay foi nomeado Grande Mestre dos Cavaleiros Templários, uma posição de poder e prestígio. Como Grão Mestre porém, Jacques De Molay estava em uma posição difícil. As cruzadas não alcançaram seus objetivos. O não-cristãos Saracenos derrotaram os Cruzados na batalha e capturaram muitas cidades e lugares vitais. Os cavaleiros templários e os Hospitálarios (outra Ordem de Cavaleiros) foram os únicos grupos que restaram para enfrentar os sarracenos.

Os cavaleiros templários decidiu reorganizar e readquirir sua força. Eles viajaram para a ilha de Chipre, esperando pelo público geral para levantar-se em apoio de uma outra Cruzada.

Em vez de apoio público, no entanto, os Cavaleiros atraíram a atenção dos senhores poderosos, que estavam interessadas em obter a sua riqueza e poder. Em 1305,  Felipe o Belo, Rei da França, queria obter controle sobre os Cavaleiros Templários, para evitar um aumento do poder da Igreja, e para aumentar sua própria riqueza.

O ano 1307 viu o início da perseguição dos Cavaleiros. Jacques DeMolay, juntamente com centenas de outros, foram presos e jogados em calabouços. Por sete anos, DeMolay e os Cavaleiros sofreram torturas e condições desumanas. Felipe conseguiu forças para fazer o Papa Clemente condenar os Templários. A sua riqueza e os bens foram confiscados e dada a Felipe e seus apoiantes.

Durante anos de tortura, Jacques DeMolay continuou a ser fiel aos seus amigos e Cavaleiros. Ele se recusou a revelar a localização das riquezas da Ordem e a trair seus companheiros. Em 18 de março de 1314, DeMolay foi julgado por um tribunal especial. Como prova, o tribunal dependia de uma confissão forjada, alegadamente assinado por De Molay.

Jacques De Molay desmentiu a confissão forjada. Sob as leis do tempo, a negação de uma confissão era punível com a morte. Outro Cavaleiro, Guy de Auvergne, igualmente desmentiu sua confissão e ficou com Jacques DeMolay.

Rei Felipe ordenou que fossem queimados na fogueira naquele dia e, assim, a história de Jacques DeMolay se tornou um testemunho de fidelidade e amizade.